
Lucas 23 : 39 ao 48
Amados,
Na situação em que Jesus Cristo se encontrava na cruz, nos últimos momentos de vida humana, houve tempo de mais uma alma ser salva das mãos do inimigo: o “ladrão arrependido” que reconheceu a inocência de Jesus.
39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
O “ladrão insensível” queria que Jesus descesse da cruz e fizesse algo grandioso para espantar todos dali e os salvar. Porém Jesus não o fez sabendo da profundidade daquela crucificação: aniquilar o poder que satanás tinha sobre as almas pecadoras dos homens.
Jesus sossegou o coração do “ladrão arrependido”, que se converteu ali mesmo ante a morte. Ele confiou e dialogou com Jesus:
42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Imagino que, naquele momento, o povão que estava ali não ouviu aquele diálogo, a não ser os dois, possivelmente em sussurros por causa da situação em que se encontravam.
A Palavra confirma que:
II Coríntios 7:10
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
O arrependimento das obras mortas é decisivo para obtermos o perdão de Deus e a confirmação de vitória, seja em qual situação nos encontrarmos.
Jesus não atentou para a fala do ladrão insensível que só queria sair dali e não queria nada com Deus e também não mudou a situação desse homem tão egoísta.
Certamente o coração do ladrão arrependido ao ouvir a resposta de Jesus já não estava mais desesperado. Ele viu Jesus expirar primeiro já sabendo que o acompanharia.
Mas o poder de Jesus foi tão grande que após sua morte de cruz muitos, imediatamente, arrependidos, reconheceram quem Ele era:
47 E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
48 E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.
A boa nova: JESUS RESSUSCITOU NO TERCEIRO DIA ! ALELUIAS!
E continua chamando os povos ao arrependimento:
Mateus 9:13
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Não desprezemos a oportunidade que Jesus tem nos dado ao arrependimento.
É preciso abrir o coração!
Romanos 2:4
4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Jesus quer ver em nós um arrependimento sincero.
Atos 3:19
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.
A Paz!!!