Romanos 11:26 "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."
ABRA A SUA BÍBLIA E CONFIRA TODOS OS TEXTOS ...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SOBERBA: um laço de passarinheiro.


Amados,

Davi numerou o povo de Israel, num sentimento terrível de soberba, incitado por satanás. A própria Palavra nos diz isto em dois textos:

II Samuel 24
1 E A IRA do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

I Crônicas 21
1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

O que percebemos no início dos dois textos?

Que a “ira de Deus” é o próprio domínio de satanás sobre as pessoas desobedientes. Como está escrito no Evangelho de
João:

João 3:36
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Agora entendemos que ira é essa. Quem não crê em Jesus continua sob o domínio de satanás em todas as áreas da vida.

Veja o cuidado que temos que ter com os mandamentos do Senhor:

Deus tinha usado o capitão do exército Joabe para questionar Davi sobre qual seria a importância daquele ato mas o rei não quis saber, ordenou e este teve que cumprir a ordem:

2 Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo: Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo.
3 Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o SENHOR teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu SENHOR este negócio?
4
Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe, e contra os capitães do exército; Joabe, pois, saiu com os capitães do exército da presença do rei, para numerar o povo de Israel.

Depois Davi se arrependeu. Certamente o Espírito Santo mostrou para ele que a vanglória não contribui em nada para a nobreza de um homem, ainda que seja rei:

10
E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.

Mas como nosso Deus é Justo Juiz, ele executou juízo contra a soberba de Davi e usou o profeta Gade para anunciar a Davi o que aconteceria. Mas Davi ainda teve a chance de escolher sua pena:

13 Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.

Contudo, Davi sabia da misericórdia de Deus:

14 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.

Foi executado o juízo de Deus, pessoas sofreram pela desobediência do rei que deixou a soberba entrar no seu coração por um momento de insensatez. Bem que a palavra fala que temos que ser sóbrios, vigiar e orar para não cairmos nas tentações.

Lá em 1º Crônicas 21: 17, 18, 26 e 27 Davi, arrependido, disse:

17 E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo.
18
Então o anjo do SENHOR ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao SENHOR na eira de Ornã, o jebuseu.
26 Então Davi edificou ali um altar ao SENHOR, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.
27 E o SENHOR deu ordem ao anjo, e ele tornou a sua espada à bainha.

O arrependimento move o coração de Deus!

Por isso ele pediu a Deus no Samos 51:

1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Quando achamos que tudo está perdido, nosso Deus entra com sua reta justiça e misericórdia. Na obediência, sabemos que ele nos tira das garras do inimigo, renova nossas forças e eleva nosso espírito.

Não podemos esquecer jamais: DEUS É AMOR E TAMBÉM JUSTO JUÍZ!!!

A Paz!!!

Um comentário:

  1. É Verdade!

    Jesus é o caminho, mas se virar as costa a este caminho, o caminho que se pode ver é o da tribulação e aflição. Mas se anrdamos no caminho de Deus; o caminho que iremos percorrer é o da vida e da paz!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir

SE VOCÊ SENTIU-SE ALIMENTADO(A) POR ESSA PALAVRA, COMENTE!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
DEUS ABENÇOE A SUA VIDA!!!