Romanos 11:26 "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."
ABRA A SUA BÍBLIA E CONFIRA TODOS OS TEXTOS ...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TERAFINS: os ídolos do lar.

Amados,

A postagem desse texto tem o objetivo de edificação e alerta. Leiam-no, se possível, na íntegra. É muito esclarecedor!!! Vale à pena saber...!!!


TERAFINS - deuses domésticos ou pessoais.

Eram conhecidos como protetor do lar ou da pessoa (uma espécie de “Anjo da Guarda”).Tudo indica que os terafins são uma classe de anjos que caiu enganada pelo querubim (cf. Ez. 28:16).

Mesmo no meio evangélico não se fala neles; é um espírito religioso muito perigoso.


Ídolos - que vem do grego eidólon que significa imagem. É pois uma representação. As palavras mais freqüentes na Bíblia para significar um ídolo ou imagem:Tselem - imagem; Pesel - escultura; Massekah - imagem de fundição; Matstesbah - pedra (marco) sagrada; Gillulim - termo desprezível para imagem; Elil - termo usado para designar imagem sem poder; Atsab - termo que significa uma figura, uma causa de dor; E o pior de todos os termos:Teraphim (hb.) ídolos do lar. Enquanto que os outros termos são gerais para cidade, povos, tribos, os terafins são “do lar” e “pessoal”, significa dizer que são espíritos mais íntimos da família.


Terafins na Antigüidade - Os povos da antigüidade eram muito apegados com os terafins pelo fato deles darem respostas, conhecidos entre os romanos e etruscos como penates (deuses protetores do lar).

Na Bíblia se encontra classes de anjos de Deus, conhecidos como: Serafins e Querubins, ao passo que quase não se fala em terafins, que são espíritos (anjos caídos), diferente de demônios, que operam no âmbito religioso. São castas angelicais das trevas responsáveis por alimentar os corações em crenças falsas, superstições, procurando levar as suas vítimas para uma completa cegueira espiritual.


“E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos (em hebraico terafins) que seu pai tinha” Gn. 31:19.

Acreditava-se que àquele que possuísse o terafim da família, estava garantido uma herança maior na morte do líder. Raquel, apesar de ser esposa de Jacó, e vê a paixão, a busca do seu esposo pelo Deus vivo, no entanto ela não compreendia as coisas espirituais o suficiente, por isso não conseguiu se ver livre da crença do terafim.Encontramos outro episódio sobre os terafins (ídolo do lar), em Juízes 17. Um fanático espiritual por nome Mica que chegou a possuir uma casa deles (v.5), até consagrou um levita (sacerdote mercenário) que aceitou a oferecer oferendas aos terafins.


Os terafins tinham-se agarrado à alma do povo de maneira que, em toda jornada de Israel no deserto, em plena manifestação do poder de Deus a Moisés e a Arão, o povo não se apartou desse espírito enganador.


No último capítulo de Josué, substituto de Moisés, ele diz: “Agora pois temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade e deitai fora os deuses.” Js. 24:14.

A mulher de Davi, possuía, também, um terafim: “E Mical tomou um ídolo do lar (terafim) e o deitou na cama” 1Sm. 19:13.


Os terafins eram queridos pelo povo para consulta: “Porque o Rei de Babilônia (Nabucodonosor) pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos (Jerusalém e Rabá) para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os terafins, examina o fígado” Ez. 22:21.

As práticas de adivinhação incluía também os terafins.Os terafins concorriam com os sagrados Urim e Tumim, contido na estola sacerdotal (éfode), no qual o sacerdote consultava a Deus. Conferir. Êx. 28:30; Lv. 8:8; Nm. 27:21; Dt. 33:8; 1Sm. 28:6; Ed. 2:66; Ne. 7:65.“Porque os filhos de Israel ficaram por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem éfode ou terafim” Os. 3:4.


Havia uma resposta por parte dos terafins, significando que não era uma simples adoração a uma imagem de escultura, esses espíritos trabalhavam, aconselhavam, orientavam, e davam bons resultados àqueles que o possuíssem.Os terafins são espíritos familiares “...quando vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares... não recorrerá um povo ao seu Deus?.” Is. 8:19.


Eles podem aparecer na forma de um parente ou amigo já falecido. Podem emitir vozes de pessoas conhecidas de alguém da família. É este espírito que imita as formas, mas não possui ninguém, como fazem os demônios. É o caso de Saul, que foi procurar uma feiticeira (1Sm. 28). Observe que o espírito não possui a feiticeira, mas esta o via. “Vejo deuses que sobem da terra” (v. 13). Saul pergunta como é a figura dele, a feiticeira responde: “um ancião, envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel” (v. 14). Saul foi enganado, porque é proibido na lei de Deus, o espírito humano vagar na terra. A feiticeira não estava possuída pelo espírito, ela via-o e recebia inspiração dele. Isto é a operação flagrante de um terafim, espírito familiar ou guia, ou chamado anjo da guarda.


Apesar de entendermos que todos os demônios são anjos caídos, somos levados a admitir que existe de fato uma variação de classe e áreas de operações no mundo espiritual.


Os terafins são sutis - mansos, não se incomodam com orações, jejuns, palavra de Deus, pregação, santificação, vida no altar, porque são espíritos que trabalham na área da religiosidade,  são espíritos mundanos, profanos e “desobedientes”.


Você nunca percebeu que há famílias que de longe dá para se notar um clima parecido entre eles? Maneira de viver, tipos de pecados, fraqueza espiritual parecida, enfermidade congênita, hábitos iguais, pessoas até evangélicas, mas não são libertas? Mas tem uma solução.Os espíritos podem ser comparados com algumas espécies de animais que gostam de viver com os seres humanos. Muitos querem viver no lar: barata, rato, pulga, mas existe um inseto mais ousado ainda, que quer viver intimamente com o homem, é o caso do piolho, que se sente realizado na cabeça da sua vítima, e é preciso um tratamento específico para combatê-lo.


Na fé católica - religião que aceita imagens (santos) e diante delas fazem-se pedidos, e muitas vezes havendo resposta. Mesmo rogante que formula o seu pedido a uma entidade santa, como apóstolo Pedro, Paulo ou mesmo a Maria, porém quem responde a estes pedidos (não Deus, porque está escrito: “Eu sou o Senhor, este é meu nome; a minha glória, pois, a outrem, na darei, nem o meu louvor a imagem de escultura” Is. 42:8) são justamente os terafins que ficam por trás das imagens, não importa de quem sejam.


A Bíblia católica, diz em 1Co.10:19,20 “...Ou o próprio ídolo é alguma coisa? Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus.”


Esses demônios que se referem são os espíritos ligados a religiosidade, os terafins. Toda adoração incluindo imagens, satanás está por trás delas, através dos terafins.


No meio evangélico - No entanto, quando se dirige aos adoradores de Deus, em Cristo; os terafins tomam uma outra posição, uma outra estratégia, para ver se conseguem trazer aquele de volta.Todos sabem que satã requer adoração para si “...e disse-lhe (satanás) tudo isto te darei se, prostrado me adorares” Mt. 4:9. No meio do povo evangélico os terafins, surpreendentemente, rodeia como uma hiena no deserto, esperando um descuido do viajante para tirar proveito (para o enfraquecimento da fé em Deus). “sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar” 1Pe.5:8.


Crente não fica possesso, mas pode ficar oprimido. Quantas pessoas vivem na Igreja adorando a Deus, porém é oprimido? Não podemos fechar os olhos para esta realidade. Crente que não tem estímulo para orar, a casa é atribulada, é escravo da televisão, não é liberto dos costumes mundanos, constantemente lhe cerca o sentimento de culpa, os pensamentos são viciosos e negativos, culpa a Deus, não consegue bens materiais, e tudo isso é contradizente à vida do cristão, refletida na palavra de Deus, quando diz: “Eu vim para que todos tenham vida... Meu jugo é suave... Eu Sou o Pão da Vida... A Minha Paz vos dou...”


A palavra de Deus é fiel, isso não proíbe de que o crente seja assistido por terafins. Isto é uma dura realidade; difícil de aceitar. Se não é assim, como explica tanto fracasso no meio do povo de Deus, tantos desvios, tanta gravidez antes do casamento, as igrejas cheias de paroleiros, interesseiros por cargos e posições. Esta obra não é do Espírito Santo de Deus, estas obras são dos espíritos especialistas para fins religiosos: os terafins.


A solução - Quando disse que os terafins não se incomodam com orações, jejuns, a palavra de Deus, pregação, santificação, vida no altar, é uma pura verdade, porém há duas armas poderosas contra toda casta de terafins.


Primeiro, detectar a sua influência no lar ou no indivíduo.

Segundo, acreditar que Jesus falou a verdade, isto é, crer incondicionalmente na Palavra de Deus.


Paulo disse a respeito do príncipe das trevas; “Porque não ignoramos os seus ardis” 2Co 2:11.

O segredo da vitória sobre os terafins é percebê-los na tua família ou mesmo na tua vida. Foi isso que o Rei Josias fez, quando reconheceu a real situação que lhe envolvia, agiu: “e também os adivinhos e os feiticeiros e os terafins, e os ídolos e todas as abominações... os extirpou” 2Rs 23:24.


A libertação vem através da descoberta de que o indivíduo está sendo acompanhado por um ente das trevas, pernicioso. Levante-se com fé e repreenda todas as forças contrárias. Determine a vitória, não aceite a influência de nenhum espírito. Queira tão-somente o Espírito Santo e acredite somente o que está expresso na Bíblia Sagrada.


Você pode dizer como Jesus disse: “o príncipe deste mundo nada tem em mim” (Jo. 14:30)?


“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Jo. 8:32,36


A Paz !!!
Fonte:
http://www.prmauricio.com/2008/12/terafins-cuidado-com-eles-muito-cuidado.html

29 comentários:

  1. paz do senhor pastor que palavra maravilhosa e um estudo que todo crente tem meditar e ter e levar na tabua do coraçao

    ResponderExcluir
  2. A Paz Eliane,
    Bem vinda ao nosso blog, esperamos que volte sempre e encontre a Palavra que dá vida, sabedoria, conhecimento e por fim nos leva à Salvação.
    Deus te abençoe,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor H Nerega. Não pense que há alguma idolatria em títulos da minha parte. Trabalho muito é na Obra do Senhor, e glórias a Deus por isso. Não sou missionária só de título, ou por ser esposa de pastor, ou só das quatro paredes pra dentro do templo. Tenho nos últimos aproximados vinte anos marchado em missões no que precisarem de mim. Eu não preciso de um título, meu chamado veio do alto primeiro. A seara é muito grande, mas poucos são os ceifeiros e eu não tenho do que me envergonhar. Quero trabalhar é mais, até quando Deus quiser. Fica na Paz do Senhor Jesus e que Ele abençoe seu ministério. Vamos cumprir o "ide" levando palavra de Salvação a todos os "filhos de Abraão que ainda estão perdidos" por aí.
      Fique na Paz!
      Missionária Delair.

      Excluir
  3. Glória a Deus por esta palavra. muito tocou meu coração

    ResponderExcluir
  4. Irmã G.Brum,
    Bem vinda ao nosso blog, volte sempre que quiser.
    Nosso objetivo é pregar a Palavra de Deus, viva e eficaz.
    Seja renovada pelo Espírito Santo de Deus.
    A Paz, amada,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  5. AMADO DE DEUS...TENHO 20 DE EVANGELHO E SE TA UMA COISA QUE AMO É APRENDER DE DEUS; LOUVADO SEJA TUA VIDA POR ESTA ABERTURA, POR MAIS ESTE LEQUE DE APRENDIZADO E CRISTO TE USE SEMPRE ASSIM DE MANEIRA PODERORA...GOSTARIA SE POSSIVEL PODER RECEBER MAIS ESTUDOS EM MEU EMAIL...(JOSROBERTODEMORAES81@GMAIL.COM)...DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Presb. Roberto,
      Bem vindo ao blog,
      Esperamos que o irmão encontre aqui palavras que possam edificá-lo sempre.
      Esse é o objetivo desse espaço.
      Deus te abençoe,
      Missionária Delair e Pr. Giovani.

      Excluir
  6. Gloria a Deus por este estudo, que o senhor continue te usando a paz do senhor. Lincoln galvao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Lincoln Galvão,
      Bem vindo ao nosso blog,
      Que Deus abençoe a sua vida e família.
      Graças a Deus que a verdade tem chegado àquele que a busca.
      A Paz,
      Missionária Delair.

      Excluir
  7. Gostei do estudo, muito esclarecedor! Paz seja convosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Selma.
      A Paz do Senhor Jesus esteja com você também.
      Volte sempre que quiser,
      Missionária Delair.

      Excluir
  8. Gloooooooria Deus! Gostei muito bom!!
    Sou pb:Marcos Igreja Batista Ágape em Bertioga
    Gostaria de receber mais estudos...
    O poder e A Unção do Senhor Jesus continue sobre sua vida e da sua família.
    No Amor de Cristo.
    PB. Marcos e Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom irmão Marcos,
      Que nosso Deus possa abençoá-lo poderaosamente e também sua família e Igreja.
      Volte sempre que quiser,
      A Paz do Senhor Jesus,
      Missionária Delair.

      Excluir
  9. A Paz amado!

    Muito bom vosso estudo, mas só gostaria de orientar que estude muito primeiro a fé católica e a vida dos santos e o que Deus operou através de cada um, para não falar atrocidades como a dita acima, total falta de conhecimento e clareza.

    Mas no mais, parabéns pelo estudo!

    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, bem vindo ao blog.
      Os nossos irmãos santos que foram mártires do cristianismo não devem ser vistos como semi-deuses como tem sido ao longo da história. Eles não intercedem por nós. Só Jesus é o mediador entre Deus e o homem, segundo 1º Timóteo 2:5. Ademais, eles não ressuscitarão já que estão vivos e intercedendo pelos seus admiradores. Infelizmente o catolicismo ainda teima em ferir os mandamentos da Palavra que não é nossa e sim do Deus Altíssimo. Respeito a todos os chamados "santos homens e mulheres de Deus" é uma coisa, agora fazer imagens de escultura de madeira, barro, ouro, prata, gesso, etc já é uma afronta a Deus e se configura em terafim sim (Leia Êxodo 20 e Romanos 1). Voltemos ao Evangelho verdadeiro!
      Deus abençoe sua vida e estude bem a Palavra de Deus que, pelo seu Espírito Santo, nosso professor, que nos guia a toda verdade, te mostrará o fundamento desse estudo e principalmente que "é mais importante agradar a Deus do que a homens" (palavras de apóstolo Pedro- Atos 5:29).
      A Paz,
      Missionária Delair.

      Excluir
  10. A paz do Senhor JESUS, estava meditando em Juízes 17:5 quando me deparei com a palavra terafins, busquei compreendê las,e esse estudo foi muito esclarecedor, muito obrigado pastor e missionária, que o nosso Deus uno e Poderoso continue sendo glorificado através do Espírito Santo na vida de vocês.Deus vos abençoe em nome de JESUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo da Costa Junior,
      Agradecemos a visita do irmão e queremos que volte sempre,
      Deus te abençoe também em nome de Jesus!!!
      A Paz,
      Missionária Delair.

      Excluir
  11. Márcia Moura
    Gloria a Jesus irmão! palavra do céu mesmo...
    por favor uma dúvida:
    insetos em casa é sinônimo de espíritos imundos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente! Há vários motivos para se ter insetos em casa. Pode ser do tempo, mas pode também ser algo enviado do mal sim. Você deve orar a Deus e Ele mesmo te dará essa resposta. Ungir a casa, como ato de fé e oração, deve ser uma ação para confirmar se é espiritual ou se é apenas uma causa natural. Uma coisa é certa, o Nome de Jesus é sobre tudo e todos e tem poder no céu e na terra para desfazer a obra do maligno. Fique firme na fé em Jesus Cristo, na Palavra de Deus e o Espírito Santo te dará o discernimento de todas as coisas, afinal, Ele nos guiará a toda verdade. A Paz, Deus te abençoe,
      Missionária Delair.

      Excluir
  12. Amo esse ministerio de libertacao...toda honra, gloria para Jesus. Muiiiiiito edificada Deus os abencoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Cristina.
      Deus te abençoe também!!! Toda glória é para Ele!!!
      A Paz!!!
      Missionária Delair.

      Excluir
  13. Muito me edificou este estudo! Glória a Deus pela sua vida meu irmão!

    ResponderExcluir
  14. Carla, graças a Deus por sua vida que tem buscado a verdade na Palavra! Deus te abençoe!!!
    Missionåria Delair e Pr. Giovani.

    ResponderExcluir
  15. Muito esclarecedor este estudo, principalmente no que diz respeito à opressão na vida ou família de crentes em Jesus. Maravilhoso saber que todo esse engano maligno pode ser discernido, denunciado diante Deus e Sua atuação será com certeza interrompida e expulsa pela fé na Palavra do Senhor, no Nome de Jesus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmão Almeida. Deus tem nos permitido conhecer a cada dia a guerra espiritual existente ao nosso redor. Como diz a Palavras: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (II Coríntios 10 : 4).E uma delas é o conhecimento dessas coisas. Deus abençoe a você e sua família.
      Pr. Giovani e Miss. Delair.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Irmão Marcos, Deus abençoe sua vida!
      Continuemos crescendo na graça e no conhecimento da Palavra de Deus!
      A Paz do Senhor Jesus!!!
      Missionária Delair e Pr. Giovani.

      Excluir
  17. muito maravilhoso este estudo.
    Amei, muito obrigado.
    estou aprendendo é muito edificante, vou aprender para viver e também ensinar.
    glorias e glorias ao nosso Deus, que é digno de toda honra e todo louvor.
    glorias a Jesus Cristo, glorias ao Espírito Santo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Ligia.
      Que bom que estamos aprendendo e ensinando juntas.
      Deus te abençoe.
      Missionária Delair.

      Excluir

SE VOCÊ SENTIU-SE ALIMENTADO(A) POR ESSA PALAVRA, COMENTE!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
DEUS ABENÇOE A SUA VIDA!!!