Romanos 11:26 "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."
ABRA A SUA BÍBLIA E CONFIRA TODOS OS TEXTOS ...

domingo, 20 de março de 2011

ESTRATÉGIAS DE VITÓRIA.


Amados,

Travamos batalhas cotidianamente. Lendo os capítulos de Juízes 6, 7 e 8 vemos como Gideão sendo o menor de sua família conseguiu vencer os midianitas e amalequitas que roubavam tudo que seu povo tinha: gados, trigo...

Juizes capítulo 6
3 Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
4 E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.

Contudo, durante toda essa luta que eles passaram Deus foi dando várias estratégias de guerra para que eles vencessem os inimigos. Percebemos na leitura que Gideão não desistia apesar de tudo, pois era um homem valente, valoroso:

11 Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
12 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.

Ainda assim, com toda dificuldade que vivia, ele ofertou seu melhor para o Anjo do Senhor que havia aparecido para dar o recado de Deus a ele:

18 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
19 E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.

Além de reconhecer que Deus já estava respondendo suas orações ele edificou um altar ao Senhor:

24 Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.

Reconhecendo o poder de Deus, já via seu mover. Deus começou a lhe dar estratégias para vencer aquele problema - a primeira coisa foi destruir todo tipo de idolatria que havia naquele lugar:

25 E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.

Na obediência ao que Deus falou o Espírito do Senhor lhe revestiu:

34 Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.

Nem por isso ele achou que ia resolver tudo sozinho sem ajuda de ninguém, como muitos dizem, "eu vou resolver do meu jeito!". Ele chamou vários homens de guerra para o ajudar.

Hoje chamamos os irmãos e irmãs de oração! Está escrito que Deus ordena a bênção na comunhão (Salmos 133:3) e também "orai uns pelos outros" (Tiago 5:16).

Ele não foi covarde:

Juízes capítulo 7
3 Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Além de ser um varão aprovado por Deus, se posicionar atento ao ataque do inimigo, esperar a provisão de Deus, ele esperou um sinal específico para atacar o problema:

13 Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.
14 E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial.
15 E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o SENHOR tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos.

Ele agiu segundo a estratégia que Deus tinha dado:

16 Então dividiu os trezentos homens em três companhias; e deu-lhes a cada um, nas suas mãos, buzinas, e cântaros vazios, com tochas neles acesas.
17 E disse-lhes: Olhai para mim, e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu à extremidade do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós.

Aqueles homens ficaram cada um na posição certa, ou seja, tiveram disciplina e obediência plena à liderança do Senhor, por Gideão:

21 E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu.

Eles perseveraram na luta mesmo já cansados:

Juízes capítulo 8
4 E, como Gideão veio ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, já cansados, mas ainda perseguindo.

E finalmente, alcançaram a vitória:

28 Assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a sua cabeça; e sossegou a terra quarenta anos nos dias de Gideão.

Então? Perceberam as estratégias de vitória que Deus deu para o seu filho? Assim Ele o faz conosco nos dias de hoje também.

Precisamos orar e ficarmos atentos à resposta de oração. Não há luta que não possa ser vencida. Nós é que temos que ficar ligados em Deus e no seu mover.

Precisamos exercitar essa observação diariamente. Nosso Deus responde! Precisamos aprender a ouví-lo.

A Paz!!!

Um comentário:

  1. Sem sacrifício não há vitória!! Temos que perseverar e orar cada vez mais para que possamos receber naquele dia a maio vitória de nossas vidas!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir

SE VOCÊ SENTIU-SE ALIMENTADO(A) POR ESSA PALAVRA, COMENTE!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
DEUS ABENÇOE A SUA VIDA!!!