Romanos 11:26 "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."
ABRA A SUA BÍBLIA E CONFIRA TODOS OS TEXTOS ...

terça-feira, 10 de maio de 2011

ENXERTADOS NA OLIVEIRA.

Romanos 11 : 13 a 32
19
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

Amados,

Nosso irmão apóstolo Paulo viajou por várias cidades em busca dos gentios, a fim de pregar a Palavra aos que ainda não conheciam a Jesus Cristo.

Ele tinha prazer em pregar aos gentios e muitos aceitavam o Caminho. Assim, fomos alcançados pela propagação do Evangelho de Cristo e enxertados na oliveira, juntamente com os ramos naturais, o povo de Israel.

Imaginemos como se faz um enxerto de plantas: corta-se um galho de outra planta e abre-se uma fresta no galho da planta base e amarra-se aquele galho cortado nessa planta a fim de juntar as seivas dos dois. Depois de algum tempo, se der certo, aquela planta continuará crescendo, agora com novas possibilidades de flores e frutos.

Caso não dê certo, aquele galho enxertado seca-se e cai. Contudo, a planta base não morre, continua firme porque está enraizada e viva.

17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

Nesse texto nós, os gentios, somos comparados ao zambujeiro, uma espécie de oliveira brava. Mas Deus, na sua infinita misericórdia, nos enxertou no ramo natural, o povo de Israel, e nos fez participantes da seiva da oliveira.

Assim somos sustentados pela raiz, isto é, pelo Senhor Deus.

Agora, não somente o povo de Israel é chamado povo de Deus. Jesus veio à Terra , pregou a Palavra e muitos não o aceitaram. Entendemos que havia um propósito: a conquista da Salvação para toda humanidade. Por isso aconteceu daquela forma, ou seja, eles não creram nem o aceitaram.

32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

Muitos ainda brincam com a Palavra de Deus, não levam a sério a Salvação, não querem se deixar enxertar na oliveira. A incredulidade faz com que muitos sequem e caiam.

Voltando ao versículo 22 e 23:
22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.

Agora existe uma condição para voltar a ser enxertado: voltar a crer em Deus.

23 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.

Mas para isso há que se desprender daquilo que foi o motivo da queda para que o Senhor possa usar de misericórdia e voltar a enxertar aquele ramo que caiu.

Deus quer enxertar a todos na oliveira, mas se alguém não quiser ...

Que o nosso desejo seja sermos enxertados e sustentados pela raiz dessa oliveira: o nosso Deus maravilhoso!

A Paz!!!

2 comentários:

  1. Nós só nos mantemos em pé, por causa da misericórdia de Cristo Jesus! Ele, e somente ele nos sustenta! Tem muita gente por ai que acha que anda no evangelho com as próprias forças, mas estão enganados. Deus nos da força para caminhar, sem ele (a raiz) não existiríamos!!

    Até Mais!!

    ResponderExcluir
  2. Irmão,
    Ficamos imaginando o tamanho do amor de Deus que, ainda que sejamos como a oliveira brava, ele nos dá chance de fazermos parte do seu Reino, oferecendo-nos Salvação.
    Só Deus mesmo!
    A Paz!!!

    ResponderExcluir

SE VOCÊ SENTIU-SE ALIMENTADO(A) POR ESSA PALAVRA, COMENTE!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
DEUS ABENÇOE A SUA VIDA!!!