
II Crônicas 17 : 1 a 13
1 E Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel.
2 E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado.
3 E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.
4 Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
5 E o SENHOR confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância.
6 E exaltou-se o seu coração nos caminhos do SENHOR e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.
Amados,
Jeosafá se fortificou contra o povo de Israel? Sim!
Por quê? Porque eles eram povo de Deus, mas continuavam com seus altos e bosques fazendo rituais a baalins, ou seja, semi-deuses.
Jeosafá era temente a Deus e ensinou o povo a adorar somente ao Deus Altíssimo.
7 E no terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, a Bene-Hail, a Obadias, a Zacarias, a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.
8 E com eles os levitas, Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e, com estes levitas, os sacerdotes, Elisama e Jeorão.
9 E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo.
10 E veio o temor do SENHOR sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá.
Jeosafá conhecendo a Deus, promoveu uma grande evangelização nas terras de Judá, ou seja, facilitou o conhecimento de Deus às pessoas daquele lugar.
Hoje, vemos que "o povo de Israel", que se dizem cristãos, mas não são, continuam com um pé no mundo e outro na desobediência; costumam atrapalhar a obra de Deus dentro e fora da Igreja de Jesus.
Quem são eles? Os religiosos, os críticos, os negativistas, aqueles que não põe a mão no arado, os que andam como ovelhas que não tem pastor, isto é, não entram e nem deixam os outros entrarem para o Reino de Deus...
Nesse caso, temos que nos fortificar pelo conhecimento de Deus exemplificado nessa Palavra.
Está escrito:
Mateus 12:30
30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
O rei de Israel nessa época era Acabe, homem sem autoridade, dominado por sua mulher Jezabel, sem voz ativa até dentro de sua casa, invejoso... e por fim idólatra. Ele não ensinava o povo adorar a Deus.
Nosso Deus espera que cada servo assuma seu lugar dentro da Igreja, da sociedade, de sua casa, no trabalho, onde quer que for, mas principalmente, que obedeça a Sua Palavra e que entre e saia de cara limpa, sem máscara, sem capa.
As vestes espirituais do servo de Deus são manifestas pelas atitudes de quem se diz sê-lo.
Deus sempre traz pra luz aquilo que está em oculto.
Jeosafá, pelo seu testemunho de líder daquela sociedade deu exemplo de fidelidade quando mandou os evangelizadores levarem o Livro da Lei do Senhor, com certeza, para que não se ensinasse nada além do que estava escrito nele.
Hoje, muitos colocam, carnalmente, protocolos para se servir a Deus, para se batizar, ... como se Deus não falasse ao coração daquele que quer seguir os Seus mandamentos.
Nunca se lerá na Palavra de Deus, por exemplo, que João Batista exigiu curso de pré-batismo de três meses, seis meses, um ano... para se batizar os que sentiram no coração de cumprir o que sabemos, pela mesma Palavra, que é um mandamento do Senhor (João 3:1 a 23); nem o evangelista Filipe se negou a batizar o eunuco porque ele não fez tal curso (Atos 8:27 ao 39).
Permaneçamos na Palavra!
Naturalmente, como era de se esperar, Deus honrou a Jeosafá por sua fidelidade:
12 Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá.
13 E teve muitas obras nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém.
Essa é a vontade de Deus para o crente fiel: que permaneçamos firmados na Sua Palavra!!!
A Paz!!!